SISTEMAS LOGÍSTICOS E DE SEGURANÇA


(Marque a única alternativa correta). Para melhor entender os principais riscos para os principais trabalhos, três situações são de acidente ou incidente são apresentadas para se possa estabelecer formas de prevenção e cuidados quanto à segurança e saúde no trabalho. A Figura 1 e a Figura 2 exemplificam duas das três situações de acidente ou incidente em armazéns logísticos:

 

 

 

Figura 1. Situação de Acidente 1

Figura 2. Situação de Acidene 2

 

Analisando as Figuras, respectivamente, pode-se afirmar que elas representam as situações:

 


Queda de pessoas e de mercadorias e operações de carga e descarga e equipamentos de movimentação dentro e fora dos armazéns.


Queda de pessoas e de mercadorias e operações de carga e descarga.


Equipamentos de movimentação dentro e fora dos armazéns e centros de distribuição e queda de pessoas e de mercadorias.


Operações de carga e descarga e queda de pessoas e de mercadorias.


Operações de carga e descarga e equipamentos de movimentação dentro e fora dos armazéns

A segurança do trabalho tem como objetivo identificar, avaliar e controlar as situações de risco e de perigo a que os funcionários são expostos, nas mais diversas atividades, dentro de uma empresa. Por meio do mapeamento dos riscos, a equipe encarregada pela área de segurança do trabalho cria normas, procedimentos e adaptações físicas no ambiente de trabalho para que haja a redução dos riscos inerentes a cada atividade.

 

Neste sentido, o que é "acidente de trabalho"? Assinale a única alternatia correta que apresenta a definição e a caracterização do termo "acidente de trabalho".


A segurança do trabalho tem como objetivo identificar, avaliar e controlar as situações de risco e de perigo a que os funcionários são expostos, nas mais diversas atividades, dentro de uma empresa. Por meio do mapeamento dos riscos, a equipe encarregada pela área de segurança do trabalho cria normas, procedimentos e adaptações físicas no ambiente de trabalho para que haja a redução dos riscos inerentes a cada atividade.


Os aceidentes de trabalho são caracterizados pelas doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Os acidentes afetam a produtividade do setor, sendo definidos como situações ou acontecimentos imprevistose ou casual.


Os acidentes são definidos como situações ou acontecimentos imprevistos, casual ou não, que resulta em ferimento, dado, estrago, prejuízo, avarias, falhas, ruínas, etc. Já os acidentes de trabalho correspondem a qualquer ocorrência não programada das atividades, de forma inesperada e que interfere e/ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos materiais e/ou lesões ao homem. 


Os aceidentes de trabalho são caracterizados pelas doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. Os acidentes afetam a produtividade do setor, sendo definidos como situações ou acontecimentos imprevistose ou casual.


Os acidentes são extremamente prejudiciais ao funcionamento da empresa como um todo, pois, além de gerar o afastamento de funcionários, afeta a produtividade do setor, sendo definidos como situações ou acontecimentos imprevistose ou casual.

(Questão baseada na Norma Regulamentadora NR 11) A NR 11 estabelece as normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras (BRASIL, 2016c). Trata da padronização dos procedimentos operacionais, e assim, busca garantir a segurança de todos os envolvidos na atividade. Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho.

Fonte: BRASIL, NR 11. TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS. Diário Oficial, 06 de Julho de 1978. Acesso disponível através do endereço eletrônio https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-11.pdf

 

Assim, dentre os cuidados especiais que a empresa de transporte devem ter na locomoção das mercadorias destaca-se para o Ministério do Trabalho e do Emprego:

  1. Poços de elevadores deverão ser totalmente cercados de forma sólida, com exceção da área das portas ou cancelas;
  2. Sempre que a cabina do elevador não estiver no mesmo nível do pavimento, a abertura deve ser integralmente protegida por corrimão ou outros acessórios similares;
  3. Todos os equipamentos utilizados para a movimentação de materiais deverão ser projetados e construídos de forma a oferecerem resistência e segurança adequadas;
  4. Todos os equipamentos devem ser indicados (em local visível) sua especificação, carga máxima de trabalho permitida, nome e CNPJ do fabricante e responsável técnico;
  5. Carrinhos manuais para transporte devem ter protetores das mãos.

 

A partir deste conhecimento prévio, e em estudo à NR 11, pode-se dizer que dentre as imagens a seguir a única alternativa correta é:

 


Resultado de imagem para carregamento errado transporte



Imagem relacionada


Resultado de imagem para carregamento danificado avaria defeito


(Questão baseada na Norma Regulamentadora NR 1) As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

 

Para fins de aplicação das Normas Regulamentadoras, considera-se:

 

a) empregador, a empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Equiparam-se ao empregador os profissionais liberais, as 2 instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitem trabalhadores como empregados;

b) empregado, a pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário;

 

Fonte: BRASIL, NR 1. DISPOSIÇÕES GERAIS. Diário Oficial, 06 de Julho de 1978. Acesso disponível através do endereço eletrônio https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-01.pdf

 

Por tal conhecimento e aplicação em referência às disposições gerais da NR 1, pode-se afirmar que:


Cabe ao funcionário: cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, assim como treinar e ensinar seus colegas de trabalho quanto, por exemplo, dos os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho e os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa.


Cabe ao empregado: cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, assim como treinar e ensinar seus colegas de trabalho quanto, por exemplo, dos os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho e os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa.


Cabe ao empregador: cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, assim como informar aos trabalhadores quanto, por exemplo, dos os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho e os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa.


Cabe ao transportador: cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, assim como submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras planejar e mobilizar os meios para prevenir e limitar riscos, perigos e as medidas a serem adotadas.


Cabe ao terceirizado da empresa: cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, assim como informar (e somento isso) os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos.

(Marque a única alternativa correta)

“A gestão de riscos auxilia o tomadores de decisão a fazer escolhas conscientes, priorizar ações e distinguir entre as formas alternativas de ação”

 

Ao analisar a afirmação acima , pode-se dizer que ela explica a Gestão de Riscos quanto:

 

 


A Gestão de Riscos é sistemática;


A Gestão de Riscos é feita sob medida;


Gestão de Riscos considera fatores humanos e culturais;


A Gestão de Riscos é parte da tomada de decisões;


A Gestão de Riscos aborda explicitamente a incerteza;

(Marque a únicar alternatica correta) A NBR 7500 estabelece os símbolos convencionais e seu dimensionamento, para serem aplicados nas unidades de transporte e nas embalagens para indicação dos riscos e dos cuidados a tomar no seu manuseio, transporte e armazenamento, de acordo com a carga contida, tal como discriminados na Portaria nº 204 do Ministério dos Transportes.

 

Assim, avalie o conjunto de imagens a seguir para responder: A imagens correspondem a qual  tipo de sinalização?

 

Figura 1: Simbologias de Segurança da área de Transporte

 

 


Sinalização de segurança


Sinalização de trânsito


Sinalização de proibição


Sinalização obrigatória


Sinalização de advertência

Um analista de logística trabalha em um armazém e necessita avaliar um relatório de Produtividade. Sabe-se que o armazém logístico trabalha 8 horas por dia, durante 22 dias. Equipe de operação do armazém trabalha initerruptamente, revezando para que a operação logística não pare dentro das 8 horas. Durante os 22 dias, os equipamentos de movimentação apresentam algumas paradas, devido a: quebra, troca de turnos, preparação dos equipamentos e reabastecimento das áreas de picking e de packing. Os apontamentos da equipe de gestão inferem que das 176 horas trabalhadas, o sistema fica parado por 22 horas, e 234 movimentações estavam com algum tipo de erro.

 

A partir destas informações, analise o relatório do analista de logística que está destacado abaixo:

 

RELATÓRIO - BASE DE CÁLCULO DOS INDICADORES

O tempo operacional do mês é  um turno equivale a 8 horas x 60 = 480 minutos x 22 dias no mês = 10.560 minutos por mês. Como o armazém não possui perdas de tempo, pode-se dizer que, para este caso, o tempo efetivo é igual ao tempo operacional.

 

Passo 01 - As operações logísticas possuem perdas iguais a 22 horas no período de 22 dias no mês, ou seja, 22 horas x 60 = 1.320 minutos. Assim, o tempo que a operação realmente teve para produzir foi de 10.560 minutos - 1.320 minutos = 9.240 minutos.

 

Passo 02 - A produção teórica do armazém é calculada utilizando como referência a movimentação, que é de 2 minutos. Assim, para um tempo de operação igual a 9.240 tempos: 9.240 minutos / 2 minutos = 4.630 movimentos.

 

Indicador de Disponibilidade é dado por  (Tempo Produzindo / Tempo Disponível ) * 100%, ou seja, (4.630 minutos / 10.560 minutos) * 100 = 43,84%

 

Indicador de Performance: ((Quantidade Boas + Quantidade de Ruins) / Quantidade Teórica Total) * 100% , ou seja, (3.655 movimentações / 4.630 movimentos) * 100% = 78,94%

 

Indicador de Qualidade: (Quantidade de Boas / (Quantidade de Boas + Ruins)) * 100%, ou seja, (3.655 movimentações – 234 movimentações erradas) / 3.655 movimentações = 93,59%.

 

OEE% = Disponibilidade% * Performance% * Qualidade%, ou seja, 87,5% x 78,94% x 93,59% = 64,46%.

 

Após analisar o relatório responda - O analista consegui entregar todos os indicadores corretamente?


O relatório do analista possui erro de execução no indicador OEE. O Indicador de Disponibilidade tem um valor igual a 43,84%. O valor utilizado no OEE foi 87,5%, o que é incorreto. O valor correto do OEE é 32,38%.


O relatório do analista possui erro de execução no indicador de disponilibilidade. O Tempo Produzindo é de 9.240 minutos e não 4.630 minutos, como informado no relatório. O Analista precisa corrigir este indicador, para que o OEE chegue no valor de 64,46%.


O relatório do analista possui está correto. Os indicadores de disponilidade, performance e qualidade foram executados corretamente, assim como o indicador OEE. Os valores encontrados foram 87,5%, 78,94% e 93,59%, respectivamente.


O tempo operacional do mês está analisado de forma incorreta. Um turno equivale a 8 horas x 360 = 2.880 minutos e não os 480 minutos, como informado no relatório do analista.


O Indicador de Qualidade medido pela equação (3.655 movimentações – 234 movimentações erradas) / 3.655 movimentações é incoerente, visto que a Qualidade é medida pelo indicador número de produção correta / número de produção total. O OEE precisa ser revisto.

As boas práticas de armazenamento das mercadorias (que inclui as matérias-primas e os demais componentes de manutenção), quando alinhadas à edificação dos armazéns permitem evitar muitos tipos de acidentes de ordem técnica e humana. No Manual de Intralogística, “Sistemas e técnicas de movimentação e armazenagem de materiais”, Moura (2012) cita que a produtividade dos armazéns aumenta à medida que as condições de trabalho se tornam mais seguras.

 

Assim, o que deve ser padronizado para manter as características técnicas e de edificação dos armazéns? 

 


a ventilação; iluminação; proteção contra descargas atmosféricas; saídas de emergências; localização e acesso; materiais de construção; divisão das áreas; bacias de retenção; drenagem.
áreas de ventilação; fontes de perigo e de riscos; o prédio e todos os seus andares e portas; divisão das áreas; estantes e racks de armazenamento;; bacias de retenção; drenagem; ventilação; iluminação; proteção contra descargas atmosféricas.
áreas de ventilação; fontes de perigo e de riscos; o prédio e todos os seus andares e portas; divisão das áreas; bacias de retenção; drenagem; ventilação; iluminação; proteção contra descargas atmosféricas.
a iluminação; proteção contra descargas atmosféricas; e saídas de emergências; estantes e racks de armazenamento; materiais de construção; divisão das áreas; bacias de retenção; drenagem.
a localização e acesso; o prédio e todos os seus andares e portas; divisão das áreas; bacias de retenção; drenagem; ventilação; iluminação; proteção contra descargas atmosféricas.

(Marque a única alternativa correta) Os principais riscos para os principais trabalhos na área dos armazéns e dos centros de distribuição podem ser separados conforme o tipo de trabalho, sendo eles, os trabalhos com: aparelhos de elevação e transporte de carga geral; cabrestantes; guinchos; gruas, pórticos e pontes rolantes; utilização de escadas, andaimes e outros tipos de plataformas; e empilhadeiras. Todo armazém ou centro de distribuição possui regras claras de segurança que servem como medidas de proteção e de prevenção.

 

Dentre as regras mais comuns e obrigatórias destaca-se a regra de "Movimentação de mercadorias". Avaliando as cinco definições a seguir, assinale a única que infere sobre a regra "Movimentação de mercadorias".


Esta regre exige que as instalações sejam projetadas de acordo com o tipo de mercadoria que será armazenada, os veículos de carga e os equipamentos de movimentação. Além disso, deve-se levar em consideração os fluxos de circulação de pessoas e de cargas (mercadorias). Diversos planos de mitigação e de prevenção deverão ser elaborados a fim de minimizar e até eliminar riscos das atividades laborais relacionados à intoxicação, incêndio, explosão, queda, choques e outros.
Todos os racks devem ser projetados com pilares fixos como medida de segurança e implementado sistema FIFO (first in first out – primeiro que entra primeiro que sai) para melhorar a circulação das cargas. Aconselha-se o agrupamento das mercadorias leves e pequenas nos níveis superiores dos racks e agrupamento das mercadorias soltas e pesadas nos níveis inferiores dos racks.
As mercadorias quando empilhadas de maneira errada, sem padronização, podem gerar acidentes graves, assim como o uso incorreto dos equipamentos de movimentação em velocidades acima do permitido, para atender prazos, e a desatenção dos funcionários durante as atividades do dia-a-dia.
Todo o armazém deve possuir sistemas de sinalização diferenciados e de iluminação adequada, tal como indica a NR 26. O objetivo desta regra é alertar condutores e pedestres e evitar acidentes. Ainda, a respeito de sinalização, as instalações elétricas devem ficar a meia distância entre racks consecutivas.
Todos os funcionários precisam receber treinamentos específicos de utilização, conservação e manutenção dos racks. Após validação do projeto de dimensionamento da capacidade máxima de armazenamento (que inclui peso) e implementação dos racks, todos na operação deverão respeitar os limites de operação que deverá estar identificado em toda a área de operação.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) corresponde aos dispositivos de segurança de uso individual ou coletiva a ser utilizadas pelos funcionários durante as atividades laborais e ou durante a permanência dentro das áreas críticas e de risco na empresa. Os EPI são de uso individual e as empresas são obrigadas a fornecê-lo para todos e de forma gratuita. Os EPI são planejados e adequados para atender tipos de riscos, respeitando as seguintes circunstâncias:

 

sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças ocupacionais; enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e para atender situações de emergência.

 

A partir desde conhecimento responda: Qual deve ser o EPI, a ser utilizado em armazém logístico, com o objetivo de assegurar proteção dos ouvidos nas atividades e nos locais que apresentem ruídos excessivos?


óculos de segurança
headphones
plus inserção
coletes de sinalização
luvas de proteção em vaquete
Páginas: 123456